segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Mundial Espanha - PORTUGAL Vice Campeão do Mundo

A Selecção Nacional de Futsal Feminina terminou, no sábado, a participação no Torneio Mundial, disputando a final, diante da poderosa formação do Brasil. Depois de na véspera ter derrotado a anfitriã, Espanha, por 4-3, desta feita, as pupilas de Jorge Braz não conseguiram levar a melhor sobre as “canarinhas”, perdendo por 1-5. Ainda assim, a Equipa das Quinas foi vice-campeã, no regresso à actividade da nossa Selecção, após seis anos de ausência.

Já se sabia que o encontro com as brasileiras tinha um elevado grau de dificuldade, tanto mais que nas meias-finais o Brasil havia vencido com tranquilidade a Rússia, por 4-0, evitando um grande desgaste físico, tanto mais que a etapa complementar da formação às ordens de Vander Lacovino foi de gestão do resultado e do esforço. Já Portugal, teve de lutar até aos últimos segundos da partida com a Espanha, para alcançar um lugar no jogo decisivo.

A final começou numa toada de contenção, de parte a parte, com as duas selecções a arriscarem muito pouco. Foi, por isso, com surpresa que o Brasil se colocou na dianteira do marcador, por intermédio de Jú, aos cinco minutos. Portugal não acusou a desvantagem e procurou partir em busca do empate, criando alguns sobressaltos na defensiva contrária. Acabou, no entanto, por ser Cilene, aos 18 minutos, a aumentar para 2-0, num potente remate desferido a mais de dez metros da baliza lusa.

Na etapa complementar, a nossa Selecção arriscou tudo, mas Lú marcou de novo (23’) e praticamente sentenciou a decisão da final ainda nos dealbar do segundo tempo. Portugal nunca desistiu e Catarina Silva reduziu, aos 34 minutos. Com o último “fôlego”, as pupilas de Jorge Braz arriscaram tudo, dando azo aos contra-golpes adversários. Em dois desses lances, Vanessa (39’) e Jéssica (40’) fixaram o resultado final.

Orgulho enorme
Apesar de descontente com o desfecho do encontro, o Seleccionador Nacional, Jorge Braz, mostrou-se feliz pelo percurso trilhado pela Equipa das Quinas. “Foi um orgulho fantástico ter trabalhado com estas jogadoras. Fez-me relembrar a fase inicial da minha carreira de treinador no Futsal, na Universidade do Minho. A qualidade que demonstraram, o empenho, vontade e espírito de grupo fazem delas um conjunto de enorme potencial. As 14 que aqui estiveram representaram de forma extraordinária o Futsal Feminino Português”, começou por dizer, em declarações ao fpf.pt.

Quanto ao jogo, Jorge Braz lamentou as ocasiões desperdiçadas que poderiam ter colocado a nossa Selecção na discussão da final. “Tivemos uma série de oportunidades, principalmente na segunda parte, que poderiam ter dado um rumo diferente à partida. Cometemos erros simples, mas mesmo assim tivemos a oportunidade de alcançar um outro resultado. No tudo-por-tudo, o jogo acabou por pender para o Brasil, mas não me arrependo de ter corrido todos os riscos, mesmo que o resultado se tenha avolumado. Queríamos mais e não gostamos de mentalidades tacanhas, por isso arriscámos tudo”, prosseguiu.

“Perante esta prestação, o futuro desta Selecção e do Futsal Feminino Português só pode ser risonho. Atingimos todos os objectivos formativos e atingimos uma qualidade apreciável”, concluiu.

fonte:http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/SELECCOES/NOTICIA?notid=10640578

Parabéns a toda a equipa pela sua participação e demonstração da qualidade que temos em Portugal na nossa modalidade "Futsal Feminino".

Nenhum comentário: